Itabaiana -

Lei natural para a democracia

segunda-feira, 8 de outubro de 2007 , Posted by IASD DE ITABAIANA at 10:48

Bento XVI apresenta lei natural como fundamento da democracia - Defesa necessária ante as ideologias e o relativismo.
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 5 de outubro de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI fez um chamado a todas as consciências para redescobrir na lei natural o fundamento da convivência democrática e evitar assim que a opinião da maioria ou dos mais fortes se converta no critério do bem ou do mal.
Em uma audiência aos membros da Comissão Teológica Internacional, que congrega alguns dos melhores teólogos de todos os continentes, o Papa quis tratar nesta sexta-feira do que considera como o antídoto para o «relativismo ético».
A lei natural é, segundo explicou o Papa, essa «norma escrita pelo Criador no coração do homem» que lhe permite distinguir o bem do mal.
...
Quando entram em jogo «as exigências fundamentais da dignidade da pessoa humana, de sua vida, da instituição familiar, da justiça da ordem social, ou seja, os direitos fundamentais do homem, nenhuma lei feita pelos homens pode tocar a norma escrita pelo Criador no coração do homem, sem que a sociedade seja afetada dramaticamente no que constitui seu fundamento irrenunciável», declarou.
...
O papa Bento XVI está defendendo a Lei Natural como fundamento para a democracia. A Lei Natural na Idade Média era evocada para dar poderes superiores aos papas. Eles assim se tornavam acima dos líderes políticos das nações, tais como imperadores e reis. A Lei Natural deriva, em primeira instância de princípios universais, da natureza, do óbvio, e de DEUS. Como o papa é o representante de DEUS na Terra, na Idade Média, por esse raciocínio, elevou-se como o supra-poder legal no planeta.
Será que estamos retornando àqueles tempos?

Atualmente tem 0 comentários:

Related Posts with Thumbnails